Olá pessoal, neste artigo nós iremos aprender como montar as ferragens de um toldo cortina enrolável, ok!
Como Fazer a Ferragem Toldo Cortina Retrátil
A finalidade da criação desse artigo e o vídeo, é para que você note, percebo o quanto é fácil montar a ferragem de um toldo cortina.
Na verdade as ferragens de um toldo cortina são apenas dois tubos! Um tubo de 1″1/4 dde polegadas ou tubo de 1″ polegada. Também tubo de 2″ polegadas ou 2″1/2 (dependendo do tamanho do toldo cortina).
Se o toldo cortina de enrolar passar de 3,50 mt, já se deve utilizar o tubo mais grosso para enrolar a lona! Que nesse caso,seria o de 2″1/2.
Também vamos precisar de algumas ferramentas para executar o serviços. São ferramentas básicas que provavelmente se encontre em qualquer local facilmente, se já não as tiver.
-
- Um arco de serra
- Uma rebitadeira
- Uma trena
- Um martelo
- Uma furadeira
- Uma folha sulfite
O resto dos materiais, como rebites, buchas, parafusos, ponteiras e todos os acessórios que você vai precisar, nós enviamos pra você junto com a lona.
Então o primeiro passo é fazer a medição do tubo de acordo com a sua necessidade.
Após ter feito a marcação no tubo mais grosso (o que vai enrolar a lona), dobre a filha sulfite no meio e envolva no tubo (enrole) bem paralelo com a marcação que você fez.
A folha sulfite serve para facilitar o risco para que o corte não fique torto.
TUBO SUPERIOR DO TOLDO CORTINA
Coloque o bico da trena na ponta do tubo, peça para alguém segurar, estenda a trena até o local da marcação que você quer (tamanho do toldo).
Com uma caneta faça a marcação, após isso use a folha sulfite para deixar o risco alinhado envolta do tudo, conforme foi falado logo acima.
Nós utilizamos serra elétrica para o corte, mas você pode usar tranquilamente um arco de serra. Você vai ver como é fácil.
Coloque o tubo em um local que ofereça apoio para que você possa fazer o corte sem errar. Estamos explicando na maneira mais convencional que tem para que você perceba que qualquer pessoa pode fazer isso.
Após o tubo cortado, você introduz a bucha fêmea (bucha plástica) em uma das pontas e a bucha macho (bucha com pino) na outra ponta. Prenda as buchas com rebites para que elas não girem durante o uso. Siga o passo a passo do vídeo que tem aqui.
Depois, você faz a fixação da vareta, também através de rebites,um em cada ponta, para que a vareta fique esticada. Depois faça furos em toda a extensão da vareta com distância de aproximadamente 15 cm um do outro.
TUBO INFERIOR DO TOLDO CORTINA (TERMINAL)
Agora você tem que fazer o corte da barra inferior (terminal). O terminal pode ser feito com tubo de 1″1/4 ou 1″ polegada.
O terminal serve para manter a lona esticada no sentido horizontal na parte inferior. Após ter cortado o tudo, encaixe as ponteiras (uma de cada lado) para acabamento dos furos nas pontas do tudo.
Pronto, agora você já sabe como fazer a ferragem toldo cortina retratil! As ferragens do toldo cortina já estão prontas.
P.S. – Ensinei todo o procedimento sem pintar os tubos, mas se você pretende fazer um toldo com mais acabamento, fazendo a pintura das ferragens, recomendo que pinte os tubos antes de fixar qualquer um dos acessórios. Digo, assim que cortar os dois tubos, pinte-os logo em seguida.
Após estiverem secos, com pintura a ponto de toque (após 24 horas), continue com o passo a passo.
Veja tudo com mais detalhes através dos vídeos: